Esses questionamentos sempre aparecem durante o planejamento de abertura/expansão de uma loja ou, quando já em funcionamento, pela análise do fluxo de clientes e volume de compras. Mas afinal, qual o tamanho e quantidade ideal de carrinhos para uma loja?
Descubra nesse artigo principais fatores de análise para auxiliar nessa decisão.
Perfil de loja:
O perfil de loja é muito importante. É sabido que carrinhos destinados ao varejo são diferentes ao de atacarejo e atacado. No primeiro caso, as compras são mais fracionadas enquanto que o atacarejo e atacado destinam-se a compras de maiores volumes e quantidades, com a necessidade de carrinhos maiores. Definido o perfil de loja, as opções de mercado disponíveis começam a direcionar o tamanho do carrinho.
Ticket médio:
O ticket médio ou compra média é a relação do faturamento sobre o número de vendas de um período (diário, semanal, mensal, etc).
Logo, o tamanho do carrinho pode influenciar nesse cálculo a saber que um carrinho maior transporta mais mercadorias que um menor.
Entretanto, esse fator não é decisivo isoladamente para o aumento ou a diminuição do ticket. Sortimento, produtos premium, ofertas e produtos menores, mas com preços baixos podem impactar no cálculo. Por exemplo, se um cliente comprar cinco garrafas de vinho importado ao custo de R$250,00 a garrafa e no mesmo dia um outro cliente realizar a compra de mantimentos para a semana, fatalmente o primeiro gastará mais, todavia com volume menor em seu carrinho.
Dentro desse contexto, o carrinho pode e deve ser considerado para a avaliação de atingimento de meta de ticket médio equalizando com os demais fatores que influenciam no seu cálculo.
Tamanho da loja e espaçamento de corredores:
A quantidade superestimada de carrinhos pode prejudicar o fluxo na loja assim como a falta de carrinhos causa descontentamento dos clientes e muitas vezes a perda de vendas.
Nesse sentido, a metragem é importante no cálculo da quantidade de carrinhos por loja. Empiricamente adota-se a conta de 1 carrinho a cada 10 metros quadrados de área de vendas. Assim, uma loja com 1.000 metros quadrados de área de venda, comporta 100 carrinhos.
O espaçamento entre os corredores deve ser considerado para o tamanho (largura) dos carrinhos. O ideal é que ele comporte o fluxo de dois carrinhos simultâneos (lado a lado) e ainda permita passagem de clientes ou colaboradores da loja sem carrinho.
Número de checkouts
Outro cálculo empírico para a quantidade de carrinhos é o número de checkouts. A conta consiste em 10 carrinhos para cada checkout de loja. Assim, considerando uma loja com 10 terminais, comportaria 100 carrinhos.
Para uma melhor validação, pode-se cruzar as duas informações, ou seja, se uma loja de 1.000 metros quadrados comporta 10 checkouts e assim avaliar a aplicabilidade.
Área de armazenagem
Quando não estão em uso, os carrinhos ficam armazenados em área apropriada de forma que o cliente retire o carrinho antes de adentrar na loja.
Essa área deve ter o correto dimensionamento com a quantidade de carrinhos a ser utilizada bem como as medidas dos carrinhos enfileirados e encaixados. Essas informações via de regra são fornecidas por cada fabricante e devem ser consideradas na avaliação do tamanho e quantidade de carrinhos na loja.
As informações contidas neste artigo não esgotam o tema, mas servem de balizador para decisões acertadas. Por fim e mais importante, contar com empresas parceiras, referenciadas e especialistas no mercado que além de fornecer os carrinhos oferece o suporte e informações concisas para auxiliar o melhor desempenho dos negócios.
Em resumo: O perfil, ticket médio, tamanho dos corredores e área de armazenagem influenciam no tamanho do carrinho ao passo que a metragem, número de checkouts e também área de armazenagem contribuem na avaliação da quantidade de carrinhos. Conte sempre com empresas especialistas no tema para auxiliar nesse processo, conte com a ARTEFAPI!